sexta-feira, 30 de março de 2012

NOVA FROTA DA VIAÇÃO ARUJÁ ATENDE PEDIDO DO VEREADOR DR. WILSON

Nova frota de ônibus atende a critérios de acessibilidade

No último sábado, a Viação Arujá apresentou à população 17 ônibus zero quilômetro totalmente adaptados para portadores de deficiência. Os veículos já estão sendo utilizados.
Com isso, toda a frota municipal (22 carros) está adaptada. A troca dos carros atende ao pedido do vereador Dr. Wilson Ferreira, que em 30 de agosto de 2010 apresentou um requerimento solicitando informações sobre quando a frota dos ônibus municipais começaria, nos termos da Lei nº 10.048/2000, a atender as normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. “Naquela época cobrei do Executivo a necessidade da implantação imediata duma política de acessibilidade das pessoas com mobilidade reduzida no transporte público de passageiros nos limites municipais de Arujá. Hoje, agradeço pelo pedido atendido”, diz Dr. Wilson.
Os ônibus novos são equipados com plataforma elevatória, assentos especiais para idosos, gestantes e obesos, sinalização especial para pessoas com baixo grau de visão, balaústres tácteis e botoeira de campainha em braile, além de espaço exclusivo reservado para cadeirante ou deficiente visual com cão-guia. Além disso, os carros são movidos á biodiesel, o que atende ás normas ambientais.
Outros pedidos
O vereador também solicitou ao longo de seu mandato a reestruturação das linhas de ônibus e a criação da “passagem única”. O primeiro pedido foi feito com base em cálculos que, segundo Dr. Wilson, o preço da passagem de ônibus em Arujá, proporcionalmente a de outras regiões, é a mais cara do Brasil. “Aqui, em poucos quilômetros, às vezes menos de 03 km, em trechos sem semáforos e trânsito, se cobra valor similar ao que é cobrado em cidades como São Paulo, aonde alguns trechos chega a 40 quilômetros. Penso que uma reestruturação das linhas poderia resolver parte do problema da passagem e ainda, decorrência da peculiaridade da Cidade, seja implantada a “passagem única”, para que com uma única passagem, o munícipe possa utilizar vários ônibus para chegar no seu destino dentro do Município”, finaliza o vereador.
Fonte: www.camaraaruja.sp.gov.br